CircoLo Social é um projeto existente desde 2003 por meio do qual oficinas de técnicas de circo são oferecidas gratuitamente à população de Armação de Búzios (RJ). Sua missão consiste em promover a integração sociocultural dos participantes através do ensino da cultura circense e de valores morais e éticos fundamentais. Criada e gerida pela Associação Bem-Querer (ASBEMQ), organização civil de direito privado sem fins lucrativos, em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico local, trata-se da única iniciativa que fomenta atividades de circo em todaRegião dos Lagos (RJ).

O projeto CircoLo Social consiste em uma atividade real de inclusão sociocultural através da arte-educação. Seu impacto na comunidade local também é notável. A começar pelo fato de, há mais de 15 anos, inserirem a arte, cultura e técnicas de circo de forma inédita em um município carente deste tipode iniciativa. Além disso, através das oficinas o projeto ensina valores como disciplina, compromisso, dedicação, perseverança e pontualidade - lições que os alunos refletem em outros campos da vida (familiar, profissional, afetivo). Os resultados podem ser comprovados pela notória maturidade desenvolvida (técnica e comportamental), melhora nas notas escolares e ressignificação geral da vida, com alunos decidindo fazer faculdade (na mesma ou em outras áreas) ou buscando seguir carreira artística.

Assim, por meio da apropriação da cultura e das artes circenses, o CircoLo Social pretende manter seu foco em continuar formando muito mais do que artistas, mas cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

© 2018 Circo Lo Social